Próxima jornada: Benfica x Rio Ave F.C 18 de Dezembro/17h

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Qual o futuro dos adeptos do Rio Ave ? E quem serão ?

Preocupa- me o futuro do nosso clube, no que a adeptos diz respeito. Como já referi anteriormente, acompanho desde cedo o Rio Ave.
Nos meus primeiros anos de Rio Ave, notava que o clube tinha mais adeptos que actualmente. Mas ainda mais importante que o número é o facto de que existiam muitos jovens (inclusive formou-se algumas claques jovens).
Actualmente, deparamo-nos com cerca de 2000 adeptos por jogo da nossa equipa. Talvez mais em alguns, menos noutros, mas a média não deve andar longe deste número.
Desses adeptos, muito poucos são jovens (no sentido de terem até 20 anos). Isto preocupa-me.
Preocupa-me porque penso no futuro. E a verdade, é que se a tendência se mantiver, daqui a alguns anos o Rio Ave vai ter muitos poucos adeptos. Mas o que fazer para alterar esta tendência ?
É certo que o nosso presidente não apoia claques. Sei de amigos que já tentaram formar, mas, a direcção não ajuda de maneira a que seja possível acompanhar o clube.
Das claques já falei anteriormente, mas a verdade é que penso que seria uma ideia que poderia angariar jovens que apoiassem o clube. Também, sei que muitos jovens que eventualmente estão dispostos a entrar, nem sócios são. Mas com o tempo, também não tenho dúvidas que iriam começar a sentir o Rio Ave. É preciso é se começar com iniciativas que visem a angariação de novos adeptos, sobretudo jovens.
Por enquanto, a verdade é que o grande suporte do apoio do clube, deve-se aos adeptos de muitos anos que amam o clube e que estão sempre ao lado do Rio Ave.
Felizmente, o Rio Ave tem adeptos assim. Felizmente também para mim que já fiz muitas amizades com esses adeptos. E que me deixam bastante contente.

O futuro preocupa-me. Mas também acredito, que apesar das minhas preocupações, o futuro do Rio Ave será positivo a todos os níveis.

7 comentários:

  1. Opinião: Falta de Mentalidade - Parte 1
    Muitos de vós se devem deparar com este pensamento do que é o sentimento anti.
    Em Portugal tem se tornado hábito e é a mentalidade mesquinha que impera no nosso país. Talvez seja o reflexo da sociedade portuguesa.
    Escrevo este pequeno texto como uma forma de desabafo e de certo modo para quem pensa desta forma, pensar um pouco e mudar.

    Começo por falar dos cânticos de determinados grupos de ofensa a outros clubes ou grupos que nem sequer estão a jogar nesse encontro. Será que não percebem que não é dessa forma que irão deitar o rival abaixo, muito pelo contrário, só o sobrevalorizam? Será que o vosso clube não está a precisar do vosso apoio em vez de estarem a cantar para um grupo ou clube que nem sequer está nesse jogo? Será que não acham que a melhor ocasião de demonstrar a vossa rivalidade para com esse grupo ou clube é fazê-lo no dia em que os enfrentarem, seja no interior ou no exterior do estádio? Quando o vosso clube ganha um título, porquê entoar cânticos de ofensa a clubes rivais se foi o vosso clube que conquistou um título?

    Em relação aos cachecois antis. Na minha modesta opinião esse tipo de cachecois também só sobrevalorizam o adversário, será que eles são assim tão bons para que nós tenhamos um cachecol a demonstrar a nossa rivalidade para com eles? Também penso que não. Nada melhor que um cachecol demonstrando o nosso orgulho em pertencer ao nosso clube ou grupo, um cachecol com o ano da fundação do nosso clube, um cachecol demonstrando a amizade com algum grupo ultra, enfim, um cachecol onde realce o nosso verdadeiro amor ao nosso clube.

    Em relação aos pontapés de baliza. Quando o vosso clube precisa do vosso apoio, ninguém quer cantar, mas quando é para cantarem aquilo quando o guarda-redes vai bater o pontapé já todos cantam. Alguns podem até pensar que isso pode criar um pequeno inferno para o guarda redes, mas na minha opinião penso que isso poderá ser uma motivação extra para o guarda redes. Nada melhor do que criar um verdadeiro inferno para o adversário, entoando cânticos de verdadeiro amor ao nosso clube, não há nada melhor do que isso.

    Preocupam-se mais com os outros do que com o seu próprio clube.

    Não sejas mais um deles...! Apoia o teu clube...!

    ResponderExcluir
  2. Opinião: Falta de Mentalidade - Parte 2
    Muitos de vós se devem deparar com este pensamento do que é ter uma postura digna na bancada.
    Infelizmente em portugal, cada vez há mais nos grupos de apoio, os chamados ultras da porcaria, aqueles que têm uma maneira de estar na bancada semelhante a um espectador no cinema.

    Isto leva-me a pensar que não existe a passagem de valores do pessoal mais velho dos grupos aos mais novos ou então é mesmo a ingnorância do pessoal mais novo em não tentar assimilar o que é estar num grupo de apoio e a postura a ter na bancada. Isto falando no geral.

    Estando uma pessoa num grupo de apoio, tem que ter sempre uma postura digna na bancada, apoiando os 90 minutos, o estar sempre de pé, o comer no estádio que seja no intervalo, enfim, é manter uma postura digna do seu nome e do seu grupo, dando sempre o máximo de apoio ao clube, pois é por ele que cada um lá está. Se és ultra, tens que te comportar com tal.

    O estar sentado e não cantar, o comer e beber durante a partida, o assobiar e essas coisas todas, são atitudes negativas semelhantes á dos adeptos comuns.

    Dignifica o cachecol que trazes ao peito...! Mantém sempre uma postura digna e dá sempre o máximo de apoio seja o jogo contra o último classificado da distrital seja contra o inter de milão...!

    ResponderExcluir
  3. 7 comentários:
    Ultra, um modo de vida disse...
    Excelente texto!

    Pena ser necessário escrever estes textos, só demonstra aquilo que a nossa sociedade é.

    Isto serve para grande parte dos grupos e adeptos normais portugueses.

    Cumprimentos.

    Quarta-feira, Maio 19, 2010
    ultrasfcportomatosinhos disse...
    Concordo plenamente, mas não é fácil colocar esta maneira de pensar em prática visto que a maioria é do contra. Mas tudo tem sempre um inicio, e inovar é um acto inteligente.

    Cumprimentos,
    ultrasfcportomatosinhos

    Sexta-feira, Maio 21, 2010
    Hanques disse...
    Por momentos não acreditei o que estava a ler, e bom saber que há mais gente a pensar como eu.

    abraço

    Sexta-feira, Maio 21, 2010
    luis dias da silva disse...
    CONCORDO PLENAMENTE!...MAS HÁ QUEM TENHA O ADN SINTÉTICO COMO SE DESCOBRIU AGORA,POR ISSO NADA FEITO.

    Sexta-feira, Maio 21, 2010
    RS82 disse...
    Excelente texto...

    Pena que pouca gente compreenda a verdadeira dimensão do apoio a um clube.

    Abraço REDSTAR

    Sábado, Maio 22, 2010
    GRUPO UNIÃO disse...
    o texto tá fixe,mas o pessoal tá contra isso, tem que haver sempre algum clube com quem implicar ...

    Domingo, Maio 23, 2010
    WorldUltra disse...
    Grupo União, podes desenvolver o que disseste, se faz favor?

    Penso que não percebeste o que quis referir no texto.

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  4. É esta mesma a mentalidade que todos nós temos de ter dentro dos estádios, 90m sem parar de apoiar o nosso clube e deixar as políticas de fora.

    FORÇA RIO AVE

    ASS. EDUARDO OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  5. Quando me referi à criaçao da claque, não falei de pormenores. Para isso, pode consultar o post em que eu falo nisso.
    Cada um tem a sua opinião mas de uma coisa eu tenho a certeza.
    Tenho muito ORGULHO EM SER DO RIO AVE F.C ! E vá para onde vá levo sempre um cachecol comigo.

    ResponderExcluir
  6. no sabado nao levas-te a povoa????

    ResponderExcluir
  7. Por acaso ate levei. Só não tava ao pescoço porque tava imenso calor.
    Mas já que me perguntou isso, certamente que me viu lá.
    Por isso, também deve ter visto eu a gritar sempre pelo Rio Ave ! Saí de lá rouco. Mas valeu a pena.
    Pelo Rio Ave vale sempre apena !

    ResponderExcluir