Próxima jornada: Benfica x Rio Ave F.C 18 de Dezembro/17h

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Rio Ave F.C continua a crescer

O Rio Ave F.C vai competir na primeira liga do futebol português pela terceira vez consecutiva. Há quatro anos atrás estávamos a atravessar uma fase má da história do nosso clube. Havíamos descido de divisão. Estávamos então na altura, a formar um plantel para competir na sempre competitiva, Liga de Honra.
Há três anos, mais do mesmo. A época anterior tinha sido uma enorme decepção, já que não havíamos conseguido subir de divisão quando tudo indicava que a subida já não nos escaparia.
Há dois anos, tudo foi diferente. A época anterior havia sido mais uma de ficar para sempre na memória de quem gosta realmente do Rio Ave F.C. Tínhamos subido de divisão. Mas todos sabíamos o quanto difícil seria conseguir a permanência naquela época que iria começar. Sobretudo, porque financeiramente ainda éramos um clube instável.
Na época passada, por esta altura as coisas estavam claramente melhores. O objectivo da permanência havia sido assegurado com muito custo, mas acima de tudo com muito querer e muita vontade por parte quer dos jogadores, dirigentes, treinadores, adeptos, staff, enfim.. de todos. A época passada, éramos também por esta altura um clube já estável a nível financeiro. Como diz o Presidente da Assembleia Geral, Mário Almeida, "o Rio Ave já não aparece nos jornais por ter os salários em atraso ou não pagar ao fisco". Foi um grande trabalho da direcção presidida por António da Silva Campos.
E finamente.. esta época. A par da época passada, penso ser a época onde o Rio Ave tem um excelente plantel. Os reforços são de qualidade, como já referi, têm capacidade para discutir por um lugar no onze. O discurso de apresentação já não é só de ficar na primeira Liga. Agora o discurso é um pouco mais ambicioso.. É acima de tudo ficar nos 10 primeiros lugares e quem sabe.. lutar pela Europa.
O resumo que fiz ao longo deste post sobre épocas anteriores, tem o propósito de "ver" o crescimento que o Rio Ave tem vindo a ter ao longo dos últimos anos. Tanto a nível desportivo como financeiro, entre outros.
Somos de facto, neste momento, um clube em claro crescimento. Para completar este crescimento, penso faltar apenas duas coisas que um clube como o Rio Ave merece.. um estádio mais moderno, mais cómodo, que permita os adeptos sobretudo do Rio Ave, irem aos jogos e sentirem-se mais confortáveis e também uma outra coisa, esta para mim a mais importante.. mais adeptos. Tão bom que era se conseguisse mos ser pelo menos 4000/5000 por jogo. Já seria muito bom face ao momento que o país atravessa.
Mas com o tempo, acredito que iremos alcançar estes dois objectivos. Resta aguardar e continuar a apoiar e a ajudar a fazer com que o Rio Ave seja ainda maior !

2 comentários:

  1. Garcia, concordo com o que dizes, o RAFC tem crescido muito. Se reflectirmos bem vemos que nos últimos 30m anos o RA esteve 17 vezes no principal escalão do futebol Português, coisa que poucos conseguiram. O mal do Ra são os velhos do restelo que ainda julgam que o Ra é um clube dos distritais e apoiam os três estarolas e pior fazem ao passarem a mensagem aos seus descendentes. São o pior cancro do RA todos aqueles que fazem essa publicidade negativa junto das gerações mais jovens.

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente Borges. É triste que assim seja. Se todos apoiassem os clubes das suas teras, certamente que o futebol português em geral, seria muito melhor.
    Mas tal não acontece. Veja-se quando vêm cá jogar os tres do costume.. pessoas de Vila do Conde contra o Rio Ave.
    É triste e vergonhoso !

    ResponderExcluir