quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Taça de Portugal: Atlético é o adversário que se segue
Este Atlético é o mesmo que, não há muitos anos, eliminou o Porto em pleno Estádio do Dragão.
Portanto, há que ter cuidado e não facilitar.
Mas somos favoritos e queremos seguir em frente, RUMO AO JAMOR !
Motivos pessoais
A todos os leitores deste blog, o meu pedido de desculpas.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Depois da taça da Liga, a taça de Portugal..
A taça de Portugal é uma competição em que o Rio Ave por norma aposta forte. Vejamos o exemplo da época passada em que fomos eliminados apenas nas meias finais. É uma competição com tradição, e que para o Rio Ave, seria sem dúvida bonito e prestigiante voltar a estar presente no Jamor, para disputar a final.
Por isso, domingo frente ao Feirense, temos que fazer um jogo sério e vencer.
O jogo da taça da Liga frente ao Estoril, que sirva de exemplo para que não facilitem e sofram um dissabor.
Apostem na taça de Portugal e tentem ir o mais longe possível (porque não a final ? e porque não vencer ?).
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Vencemos mas há que "ouvir"..
Certamente que um dos assuntos falados, tenha sido a primeira parte do jogo de domingo, em que tivemos mal.
"O melhor de sempre"
Todos podem participar, principalmente os Rioavistas que não só podem como "devem".
Bora lá participar !
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Destaques
Bruno Gama: como referi após o jogo em Setúbal, Gama está aos poucos a ser o jogador que todos esperamos dele. Duas assistências para João Tomás, chega para justificar o seu nome nos destaques.
Yazalde: mais uma vez, também esteve bem. Muito activo, muito irrequieto, foi uma autêntica dor de cabeça para os adversários.
Figura do jogo
João Tomás

Os adjectivos para o descrever começam a escassear.
É absolutamente fantástico !
Vitória importantíssima
Mas tudo começou mal. O Rio Ave entrou muito mal no jogo, principalmente a nível defensivo onde tremia por todos os lados. Pior ainda, foi quando o Paços chegou ao golo.
Pouco depois, lance em que os "carpinteiros" reclamaram bastante. Rondon seguia isolado para a baliza e já quando estava a chegar à baliza o árbitro assistente levantou a bandeira. Muita gente não percebeu o porquê, inclusive alguma imprensa, mas existiu uma clara falta de Nélson Oliveira sobre Jeferson, que proibiu o defesa do Rio Ave de acompanhar Rondon e não o deixar seguir isolado. Essa falta existiu, mas os visitantes baseiam-se no fora de jogo. A falta não lhes convém ver.
Posto isto, o Rio Ave através de lances de bola parada, fez dois golos por intermédio de.. João Tomás ! Incrível o momento de forma que atravessa aos 35 anos de idade.
Chegou o intervalo e o Rio Ave vencia apesar de não jogar bem.
Na segunda parte tudo foi diferente. Jogámos melhor, não fomos dominados pelo adversário e conseguimos mesmo fazer o 3-1 por intermédio de Braga a 20 minutos do final. Este golo deu tranquilidade e fez com que depois tivéssemos mais oportunidades de ampliar a vantagem. Mas se as tivemos, convém referir que o Paços de Ferreira mesmo a jogar com 10 (expulsão de Rondon) também criou perigo na nossa baliza.
O jogo acabaria com um 3-1 a nosso favor. Era crucial vencer e conseguimos.
Segue-se uma deslocação à Figueira da Foz e recepção ao Beira Mar. Dois jogos para ganhar !
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Vítor Gomes perto do regresso
É sem dúvida uma notícia muito boa para o Rio Ave. Vítor tem feito falta a esta equipa.
Taça da Liga: fomos eliminados
A taça da Liga não é uma competição que nos cause grande interesse, mas termos sido eliminados por uma equipa da Liga Orangina não é bom e tem que ser analisado e ponderado.
PS: Dentro de dias, jogaremos para a taça de Portugal frente ao Feirense, equipa também da Liga Orangina. Que o jogo de ontem sirva de alerta para que não sejamos de novo surpreendidos.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Destaques
Bruno Gama: assim como Yazalde, está também num excelente momento. Desequilibra em qualquer flanco, sempre muito activo, sempre à procura de ter a bola. Mais um excelente jogo. Começa a ser o Bruno Gama que todos queremos ver.
Paulo Santos: sofreu três golos, é verdade, mas fez duas defesas fantásticas em momentos muito importantes do jogo. Transmite confiança à equipa e aos adeptos. Temos guarda redes !
Tiago Pinto: não foi titular como se esperava e entrou no jogo para o lugar de Ricardo Chaves que saiu queixoso. E entrou muito bem. Muito interventivo no ataque, não teve medo em ter a bola nos seus pés. "Reclamou" mais oportunidades a Carlos Brito.
Figura do jogo
João Tomás

Como Carlos Brito disse após o jogo "...oxalá que fique no Rio Ave durante muitos anos..." Esperemos que sim e que continue a marcar golos ! A idade não importa. Importa sim, é o seu grande profissionalismo.
Grande, grande Rio Ave F.C !
Sofrer um golo logo aos 3 minutos é mau, mas estar a vencer ao intervalo por 2-1 e ver, em pouco mais de 15 minutos a equipa adversária fazer dois golos, ainda é pior. Mas só uma equipa com grandes profissionais como a do Rio Ave para ter tanto coração, tanto querer, tanta entrega dos seus jogadores. Hoje foi daqueles jogos que sofri muito. Desesperei quando Sidnei isolado não fez golo, quando Yazalde com a baliza aberta, acerta na trave. Aí pensei que nunca mais marcaríamos. Mas enganei me, felizmente ! Aos 93 minutos, e já a jogar com 10 devido à expulsão de Sidnei, eis que o grande João Tomás deu uma alegria a todos os Rioavistas ! Grande golo de um grande jogador ! Este golo foi mais que justo. Aliás, o empate acaba por ser injusto se tivermos em conta a exibição do Rio Ave. Mas da maneira que foi obtido, sabe bem. Muito bem.
Segundo jogo consecutivo a pontuar. E para além de pontuar e dos bons resultados, também estamos a praticar um futebol bonito. É verdade que defensivamente hoje não estivemos muito bem, mas não é por isso que vamos dizer que jogamos mal.
Foi um grande jogo da parte do Rio Ave F.C !
Dar seguimento a este momento (muito) positivo
Todos, desde jogadores, equipa técnica, direcção até aos adeptos, estão confiantes que esta fase positiva que começou há seis dias atrás tenha continuidade. O mesmo é dizer que, acreditamos que hoje podemos obter a segunda vitória da época e assim, dar um salto na tabela classificativa.
Espera-se um jogo difícil, frente a um adversário que se reforçou bem esta época. Mas nós também nos reforçamos e temos uma excelente equipa, capaz de lutar pela vitória em qualquer estádio de Portugal. Esperemos que logo os três pontos venham para Vila do Conde.
Quanto à equipa que Carlos Brito deve apresentar, apenas deverá haver uma mudança. Tiago Pinto está recuperado e por isso deverá ocupar o lugar de defesa esquerdo, fazendo Jeferson regressar para central e relegando Ricardo Chaves para o banco de suplentes.
A equipa inicial deverá ser a seguinte:
GR: Paulo Santos
DD: Zé Gomes
DC: Gaspar
DC: Jeferson
DE. Tiago Pinto
MD: Bruno China
MC: Wíres
MC: Tarantini
ED: Bruno Gama
EE: Yazalde
PL: João Tomás
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Carlos Brito quer ganhar em Setúbal
"A vitória com o Braga só deve servir como alento para os próximos jogos, e não ficarmos a viver apenas dessa vitória e da conquista de três pontos."
No que à convocatória diz respeito, nenhuma novidade. Tiago Pinto está recuperado e foi convocado. Saulo ficou de fora, assim como Vítor Gomes e Felipe Alberto, estes por lesão.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Miguelito: será mesmo especial ?
Como todos nos devemos recordar, falou-se durante o último defeso da sua vinda para o Rio Ave. Chegou mesmo a ser uma forte hipótese. A verdade, é que não veio para o Rio Ave e foi para.. o Setúbal. O Setúbal é melhor equipa que o Rio Ave ? Não. Então porquê esta sua opção ? Só o próprio saberá, embora no meu ponto de vista se deva claramente a motivos financeiros. Mas pagará o Setúbal assim muito mais que o Rio Ave ? A diferença, não deve ser de milhares. Mas o Rio Ave, como todos sabemos é um clube cumpridor, que paga a tempo e horas. O Setúbal, não (ou pelo menos nos últimos anos tem tido muitos problemas financeiros).
Portanto, não compreendi muito a opção do Miguelito. Penso que seria preferível receber um pouco menos e estar no clube da sua cidade, que é cumpridor e que é o clube do seu coração (será ?).
Mas claro, que cada pessoa toma as suas decisões e quem sou eu para criticar o Miguelito. Mas que fiquei desiludido com a sua opção em não ter vindo para o Rio Ave, lá isso fiquei.
PS: será que foi o Rio Ave que não lhe propôs um contrato ? Foi dito na altura por parte de alguém ligado ao clube, que havia interesse na sua contratação. Logo, deduzo que a proposta foi feita, mas declinada.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Aprovadas contas deste ano: 119 mil euros de saldo positivo
Não me vou alongar sobre este assunto, já que basta consultarem o site oficial do clube e os outros blog´s amigos que falam do Rio Ave para se inteirarem do assunto.
Quero aqui apenas realçar este fantástico feito e, claro, realçar o presidente do clube António Silva Campos e o presidente da Assembleia Geral e da Câmara Municipal de Vila do Conde, Mário Almeida, já que graças a estes senhores, é que tal foi possível.
PS: para que o seu trabalho seja reconhecido, penso ser sensato da parte dos sócios do Rio Ave no próximo sábado irem votar.
A análise de Ricardo Antunes à jornada
"ELA CHEGOU À 9ª JORNADA !
Foi à 9ª jornada que o coração de todos os Rioavistas se encheu de alegria.
O favoritismo apontava a vitória ao Sporting de Braga, mas o Rio Ave provou que houve um engano nas sondagens, e foi que então eles batalharam para conseguir a 1ª vitória no Campeonato, e assim foram compensados. Foram 90 minutos de encher o olho a qualquer amante do futebol, uma equipa lutava pela manutenção e a outra pela conquista do campeonato. Desta vez os 3 sorriram à equipa Vila-condense que à muito tempo ansiava por esta vitória.
Carlos Brito apostou no seu habitual 4-3-3, desta vez com algumas alterações no onze, nomeadamente, na defesa, pois Milhazes e Tiago Pinto, estão fora por lesão, e assim adaptou Jeferson a defesa-esquerdo e Ricardo Chaves a defesa-central, algo que já nos habituou ao longo desta época; no miolo do terreno estava tudo normal, com Bruno China a trinco e Wires e Tarantini a médio-centro; no ataque a mesmo história, Yazalde e Bruno Gama nas alas, para servir João Tomás no centro. Quanto a Domingos Paciência fez algumas alterações no onze, quanto à última jornada. Léo Fortunato estreou-se pela equipa Bracarense, substituiu Andrés Madrid por Vandinho e no ataque a entrada de Lima para vez de Paulo César (quanto à equipa do Braga não tenho vez a certeza do onze da jornada passada, se houver algum erro, peço desde já desculpa)
O Rio Ave entrou melhor no jogo, com vontade de marcar bem cedo. A 1ª oportunidade surgiu com uma bola ao poste por parte de Yazalde, e foi o mesmo que criou a 2ª, já que ia isolado para baliza, Moisés faz falta sobre ele, e é caso para grande penalidade, que teve como consequência a expulsão do central Bracarense; João Tomás é chamado para a conversão do castigo máximo, mas o experiente avançado vestido de verde e branco falha, para desespero dos adeptos Vila-Condenses. A magia chegou na 2ª parte, enquanto os adeptos sentiam que o golo iria chegar a qualquer momento, incentivavam a equipa a lutar pela vitória. E foi que ao minuto 71, Zé Gomes, após uma abertura na faixa direita, por parte de Bruno Gama, abre a contagem no jogo, com um remate cruzado, e a bola acaba no fundo das redes do guarda-redes Felipe, para delírio da multidão. Passado 10 minutos, é a vez de João Tomás brilhar no jogo. A jogada começou com falhanço de Elderson, que com a baliza escancarada manda a bola ao poste, uma perdida enorme para ao Braga, que assim empatava o jogo a dez minutos do final do encontro. A equipa dos Arcos parte rapidamente para contra-ataque, Wires recupera a bola, passa-a rapidamente para Sidnei, este corre cerca de meio-campo com ela nos pés, vê Bruno Gama no outro lado do terreno, executa um passo longo para ele, esse corre pelo flanco direito, até que encontra João Tomás na área, faz o cruzamento, e o veterano ponta-de-lança, faz o que ele tão bem sabe: FAZER CHORAR OS GUARDA-REDES. Carlos Brito celebra de forma eufórica este golo, de dá os 3 pontos à equipa de Vila do Conde, que tão bem merecia-os.
Estava pouca gente no estádio, devido ao mau tempo, mas só faz falta quem lá está, e foi isso que aconteceu, apenas assistiu à grande vitória do Rio Ave, os VERDADEIROS ADEPTOS.
Esta semana foi em casa a vitória, para a semana quero em Setúbal.
Vamos lá RIO AVE!"